Reproduzir vídeo
A Comunidade Zen Budista de Brasília foi fundada no ano de 2004 por praticantes leigos que se reuniam no Centro Cultural Brasília (CCB). O CCB, à época, era administrado por padre jesuítas que acolheram os praticantes cedendo uma sala para meditação. Desde então, as atividades da comunidade se mantiveram de forma ininterrupta. Seu propósito principal é difundir os ensinamentos de Shakyamuni Buda, dos mestres, mestras, ancestrais do Dharma. As práticas são coordenadas pela Monja Kakuzen Sensei, uma das fundadoras da comunidade e hoje sua orientadora espiritual.
Bem-vindos ao Centro de Prática Ta-Monduá!
O autoconhecimento através de práticas meditativas, retiros de um dia (zazenkai), retiros longos (sesshins), cursos, encontros, movimentos para o despertar da consciência individual e coletiva. O Centro de Prática Ta-Monduá será espaço de acolhimento a todos que venham em busca de equilíbrio. Nossa missão: oferecer à população o conhecimento do Zen Budismo e os métodos para o desenvolvimento dos valores éticos e espirituais sem distinção de raça, sexo, crença, nacionalidade ou classe social. Nossa visão: ser instituição cultural, sem fins lucrativos, que promove a integração homem e natureza, melhoria da qualidade de vida, convívio social de respeito e harmonia, tendo como base os ensinamentos de Budha.
Estamos no Planalto Central do Brasil, no grande, poderoso e delicado bioma do cerrado. Não por acaso, nossas instalações trazem a forma do tamanduá bandeira, animal símbolo do cerrado e da conscientização de sua preservação.
Esse é nosso objetivo: construir relações de respeito, cordialidade, re-ligados uns com os outros e com todos seres.
Junte-se a nós, vamos precisar de todo mundo.
Gassho (mãos em prece)!
O nome de nosso Centro de Prática Ta-Monduá, Tamanduá em Tupi, foi escolhido porque o local onde será erguido nossas edificações está em meio ao Cerrado. O tamanduá-bandeira, ameaçado de extinção se torna símbolo de nossa campanha de preservação desse rico bioma brasileiro. Neste lugar trabalharemos para que o Dharma correto seja estabelecido e para que muitos possam ser beneficiados.
Essa, é uma região em que há décadas atrás muita soja foi colhida e o solo se tornou pobre. Atráves da colaboraração de voluntários, começamos um trabalho a sol para que a terra se tornasse novamente fértil para o plantio e hoje já temos colheita em nossa horta orgânica. Próximo à cachoeiras a região foi escolhida para que possamos ter um lugar não somente para abrigar a prática original Dhyana, como também ações efetivas para preservação da biodiversidade e práticas afins ao Zen Budismo, assim como os povos originários. Ficando cerca de 40 minutos do centro de Brasília, será um ambiente para treinamento e retiros, além de oficinas para plantio de orgânicos na terra, preservação do cerrado, entre outros.
Considerando que a proteção do ecossistema é um dos pilares da Escola Soto-Zen , o Centro de Prática Ta-Monduá pretende ser missào para iniciativas sustentáveis na região.
O Mestre Keizan Zenji dizia que nenhum galho de árvore ou planta deveria ser quebrado a não ser que fosse usado numa cerimônia e proibiu estritamente o derrubamento desnecessário de árvores. Keizan Zenji coexistiu em harmonia com a natureza e esforçou-se para viver com um mínimo de recursos a fim de protegê-la.
É este o espírito do Centro de Prática Ta-Monduá, fundado nos pilares da proteção do cerrado, uso racional da água e coexistência harmônica com a natureza
AZBB – Associação Zen Budista de Brasília.
Banco – Sicoob (756)
Agência: 4041
CONTA POUPANÇA: 14053-8
CNPJ: 33.369.795-0001/69
Chave PIX: 33.369.795-0001/69